A Hipertensão Arterial atinge 32,5% (36 milhões) de indivíduos adultos, mais de 60% dos idosos, contribuindo direta ou indiretamente para 50% das mortes por doença cardiovascular todos os anos no Brasil.

A Hipertensão é definida por uma pressão arterial com valores persistentemente acima de 140 (pressão sistólica ou “máxima”) por 90 (pressão diastólica ou “mínima”). É uma doença inicialmente silenciosa na maioria dos casos e pode acometer vários órgãos, com isso contribui para o surgimento de inúmeras outras doenças como o infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, doença arterial periférica, perda da visão, e paralisação do funcionamento dos rins, com necessidade de hemodiálise. Desta forma, ela contribui direta ou indiretamente para 50% das mortes por doença cardiovascular no Brasil.

De acordo com o Ministério da Saúde, a hipertensão mata 300 mil brasileiros anualmente, sendo 820 mortes por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos.

️É uma doença multifatorial. Em aprox. 95% dos casos é hereditária, sendo agravada pela presença de outros fatores de risco, como dislipidemia, obesidade abdominal, intolerância à glicose e diabetes melito. Em 5% dos casos, tem causas mais raras, como distúrbios endócrinos.

A melhor maneira de prevenir é a adoção de hábitos de vida saudáveis: atividade física regular, alimentação balanceada, baixa ingestão de sal e peso adequado.

Também é importante o diagnóstico precoce, por meio de um acompanhamento cardiológico regular, já que é uma doença inicialmente assintomática. Há indicação de medição da pressão arterial regularmente a partir dos 3 anos de idade.

Cuide-se!